terça-feira, 4 de julho de 2017

Homenagem ao Saudoso Desembargador Dr. Aluízio Ribeiro da Silva.


Homenagem ao Saudoso Desembargador Dr. Aluízio Ribeiro da Silva.
Na manhã de hoje (04-07) nas dependências do fórum local, foi instalado um quadro fotográfico em homenagem ao centenário do desembargador Aluízio Ribeiro da Silva que nas décadas de 50 e 60 foi juiz de direito dessa comarca por mais de oito anos. Em seguida o magistrado passou por Caxias e Turiaçu.
Mais tarde, por solicitação do vereador Elias Elton Rocha foi indicado seu nome para o fórum que estava em fase de conclusão,  aprovado por unanimidade dos vereadores presentes na seção, que depois foi enviado ao tribunal de Justiça para apreciação, que também  acatou tal solicitação.
Dessa forma o novo prédio da justiça recebeu o nome de FÓRUM DESEMBARGADOR DR. ALUÍZIO RIBEIRO DA SILVA.

No seu quadro ali exposto, abaixo da sua foto está escrito um trecho pronunciado pelo homenageado em um de seus muitos discursos, que, diga-se de passagem, o Dr. Aluízio era um exímio orador, na oportunidade ele proferiu: “O juiz tem de ser necessariamente um participante e nunca um simples observador inatingido do drama cotidiano. portanto, para bem decidir e resolver, ele terá de se confundir na multidão, ser um povo, humilde e bom. Sim, um juiz antes de tudo, há de ser bom”.

 Ali mostra o perfil de um bom juiz, toda via os que o conheceram afirmam sua retidão, lealdade, honradez. Palavras estas que não faltaram no vocabulário da Juíza desta comarca, Dra. Nuza Maria Oliveira Lima quando na ocasião fazia uso da palavra, a Meritíssima magistrada, ainda disse: “que logo que chegou a Alto Parnaíba, tomou um susto, mas logo foi tragada pelo clima de mistério que torna a cidade aconchegante, e, que se sentia muito agradecida por também fazer parte destes que por aqui passaram, e tanto fizeram por Alto Parnaíba e pelo Maranhão, concluindo, fez referencia ao Dr. Marlon Reis que recentemente esteve nos visitando, onde se encontraram e pode ver tamanho carinho que este carrega por nossa cidade.

Por fim, a filha do Desembargador, Flôr de Liz Ribeiro juntamente com a juíza fizeram o descerramento da foto que estava envolto da bandeira do Estado do Maranhão.

Na ocasião estiveram presentes também, os Srs. Pedro Alberto Ribeiro e Fernando Vale Ribeiro, filho e neto, respectivamente, o último, no seu pronunciamento agradeceu a homenagem feita ao avô, o Delegado da Policia Civil Dr. Antônio Carlos Rodrigues Vieira, o ex-prefeito Raimundo Alves de Almeida, o Procurador Geral do Município Dr. Luceandro Lopes, acompanhado dos procuradores Romério Santiago e Marcelli Pizzato,  o Secretario de Turismo Raildson Rocha, Jamislene Lima – Controladora do município,  o Padre Alex Lafuente, servidores da justiça dentre outros. A cerimonia foi apresentada pelo jornalista Carlos Biah, e, coube a mim, Smith Cesar Ascenso Rosa, na função de Chefe de Gabinete, representar o prefeito municipal Rubens Sussumu Ogasawara, que por compromissos e agenda inadiáveis com o governador Flávio Dino, na capital do Estado não pode estar presente.    

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário




Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.Caso contrario seu comentário será excluído sem a sua publicação.
Grato pela participação.