quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Câmara de Vereadores aprova projeto que cria concurso público.

Câmara de Vereadores aprova projeto que cria concurso público.


Foto: Carlos Biah
Em Sessão Extraordinária na manhã desta terça-feira, 26, a Câmara Municipal de Alto Parnaíba MA, aprovou o Projeto de Lei, 0001/2016, que dispõe a criação e manutenção de cargos de provimento efetivo no quadro de pessoal dos Servidores Municipais (Concurso Público).

O concurso é uma conquista do Sindicato dos Servidores Municipais de Alto Parnaíba - SINSEPAP, com auxílio do advogado Conrado Junior, que após analisarem juntos com os blogs da cidade, o grande número de contratos feitos pela atual gestão, ingressaram ação junto ao Ministério Público, que resultou em um TAC – Termo de Ajuste de Conduta, firmado com a Prefeitura Municipal. “A intenção desse concurso é regularizar a atual situação, pois isso se tornou algo eleitoreiro. Ressalto aqui, a brilhante condução desse processo feito pelo Ministério Público, na pessoa do Promotor Tiago Quintanilha, nessa conquista da população alto-parnaibana”, comentou o Presidente do SINSEPAP Carlos Biah, após aprovação do projeto.

 Conforme o projeto aprovado, serão 136 vagas no concurso, com salários que iniciam com 880,00 podendo chagar até 5 mil reais. Os cargos são: Assistente Social (01), Biomédica (01), Psicólogo (02), Cuidador Social (01), Fisioterapeuta (01), Enfermeiro (Zona Urbana - 04 e Rural - 02), Médico (04), Técnico em Imobilização Ortopédica (01), Dentista (01), Motorista Categoria C (02) e D (04), Motorista Urgência e Emergência Categoria D (06), Técnico em Enfermagem (Zona Urbana - 13 e Rural - 02), Auxiliar de Serviços Gerais (09), Agente Administrativo (06), Auxiliar de Consultório Dentário (01), Profissional de Educação Física (03), Orientador Social (04), Fiscal de Trânsito (06), Auxiliar de Matadouro (04), Técnico de Informática (01), Contador (01), Terapeuta Ocupacional (01), Terapeuta Comunitário (01), Assistente Jurídico (01), Farmacêutico (02), Químico (01), Profissional de Sistema de Informação (01), Professor Nível I (Zona Urbana - 16), Professor Nível II Língua Portuguesa (Zona Urbana - 02), Professor Nível I (Zona Rural - 26), Professor Nível II História (Zona Urbana - 01), Professor Nível II Língua Inglesa (Zona Urbana - 01), Professor Nível II Matemática (Zona Urbana - 02), Professor Nível II Ciências (Zona Urbana - 01).

Ainda segundo o TAC o próximo passo será a divulgação do edital, que deverá ocorrer até 15 março e as provas deverão acontecer em abril e o resultado final em junho.

Prefeito tenta aplicar mais uma vez o velho “migué” na tentativa de justificar lambança.

Prefeito tenta aplicar  mais uma vez o velho “migué” na tentativa de justificar lambança.

Mais uma vez o Prefeito de Alto Parnaíba, o Sr. Itamar Nunes Vieira é obrigado a comparecer na Promotoria de Justiça para prestar esclarecimento de mais uma de suas lambanças. Desta vez, ele irá explicar o “inexplicável” uso da caçamba do PAC 2 em benefício próprio, quando foi fotografado e denunciado pelo blog de Smith Rosa.

O Promotor de Justiça Tiago Quintanilha Nogueira entendeu que deveria apurar a denuncia, e instaurou Inquérito Civil Público, onde o gestor já foi oficializado para prestar esclarecimento nesta segunda-feira (01/02) às 10 horas.
Entre as medidas adotadas pela Promotoria de Justiça, a Procuradoria Geral da Justiça foi oficializada para que tome as medidas cabíveis já que o mesmo goza de prerrogativas como prefeito na área criminal, uma vez que o mesmo possa está encaixilhado neste campo. 

De modo inicial o Dr. Tiago determinou que o denunciado remetesse em 10 dias os seguintes documentos:
*Copia atualizada da matricula do referido imóvel, dirigindo o mesmo requerimento ao cartório de registro de imóvel da cidade.
*Copias das guias dos últimos IPTU, dirigindo o mesmo requerimento ao setor competente do Município de Alto Parnaíba.

*Copia da documentação do referido veículo, ou seja, da “caçamba” informando onde este poderá ser encontrado. Da mesma forma o titular do blog recebeu solicitação de encaminhamento das fotografias que foram postadas na matéria: “Prefeito usa maquina do PAC 2 na construção de sua casa”.

Dr. Tiago ainda comunica a instauração deste Inquérito Civil ao MPF e a CGU para conhecimento e tomadas das medidas que atinarem pertinentes. 

Por fim, o prefeito que antes parecia não se preocupar com a Justiça e usava bens públicos em benefício próprio, já parece ter percebido que o Ministério Público não está para brincadeiras. E tentou colar mais uma vez o velho “migué”, espalhando parte do cascalho no passeio da rua para ver se gruda, isto é, se a “enxurrada” deixar. É muita astúcia Dioclécio!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Beneficiários do cartão (Mais Bolsa Família) fazem fila em Alto Parnaíba.

Beneficiários do cartão (Mais Bolsa Família) fazem fila em Alto Parnaíba.

Depois do credenciamento dos comércios locais no programa do ‘Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) do governo do Estado a cidade de Alto Parnaíba MA conta com 04 comércios habilitado para vender aos estudantes beneficiários do programa.

O Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) é um programa do Governo do Estado do Maranhão, executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, que consiste na complementação de renda às famílias maranhenses, com o objetivo de garantir às crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, condições mais adequadas de frequentar a escola.

O governo do Estado ira injetar mais de R$ 90.000,00 (noventa mil reais), somente neste município, o valor será direcionado às famílias de baixa renda. Dinheiro exclusivamente destinado à compra de material escolar.

Com isso em Alto Parnaíba mesmo com uma “garoa” os correios amanheceu hoje (21) lotado e com uma grandiosa fila fora da agência, onde os pais dos estudantes ainda recebiam os cartões. 

A jovem mãe Maria da Conceição que enfrentava a fila no chuvisco com uma toalha sobre a cabeça disse: “Atrás de dinheiro não tenho medo de chuva. Hoje mesmo não tenho um centavo e com o cartão já não me preocupo mais com o material escolar. Isso é muito bom”.

Comércios credenciados em Alto Parnaíba:

Ângelo Modas
Endereço: Av Rio Parnaíba nº sn
Bairro: Centro

Supermercado SL
Endereço: Avenida Governador José Sarney nº 45
Bairro: Centro

Armarinho Moreira
Endereço: Rua Gonçalves Dias nº 476
Bairro: Centro

Papelaria Unipel
Av. Governador José Sarney nº 15
Bairro: Centro

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Casal de idosos homenageia São Sebastião no interior de Alto Parnaíba.


Casal de idosos homenageia São Sebastião no interior de Alto Parnaíba.

Anualmente o casal José Luís V. da Cunha (88 anos) e Dona Maria Luiza (62 anos) festeja o do Dia de São Sebastião e reúnem diversos devotos para as celebrações em sua humilde residência na localidade Brejão a 20 km da cidade Alto Parnaíba MA.

A data já vem sendo celebrada pelo casal a mais de uma década e Dona Maria Luiza não pensa em parar por aqui. Com sua disposição, alegria e carisma ela primeiramente cuida de toda a comida que logo após o terço, ao meio dia é oferecida a todos os religiosos.

 Tão logo apronta o almoço Dona Luiza já providência arrumar o altar com uma enorme quantidade de imagens de Santos que ela também tem devoção, ainda que o dia 20 de Janeiro seja o dia do homenageado São Sebastião. Em seguida a devota faz seus agradecimentos ao Santo e dar início ao terço que é acompanhado por todos religiosos presentes. O ponto central da oração é o canto dos benditos e a narração da graças já alcançadas, momento em que Dona Maria Luiza se emociona e renova seus agradecimentos para logo mais servir o almoço.

O titular do Blog que já tinha participado da devoção um ano atrás, mais uma vez se fez presente na celebração e achou por bem historiar esta crença milenar que também acompanha este simpático casal.


Pequeno relato sobre São Sebastião.
São Sebastião defendeu os cristãos e foi condenado a morte por desobedecer os comandos do imperador. Ele foi amarrado em uma árvore e alvejado com muitas flechas. Porém, não morreu, pois foi salvo por uma viúva chamada Irene que ajudou a curar todos os seus ferimentos.

São Sebastião morreu em 20 de janeiro de 288 d. C, sendo a data de sua morte escolhida pela Igreja Católica para homenagear o mártir pelas suas ações de coragem e fidelidade ao cristianismo.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Prefeito usa máquina do PAC 2 na construção de sua casa.

Prefeito usa máquina do PAC 2 na construção de sua casa.

 Talvez, por ser a cidade mais distante da capital São Luís, o Prefeito de Alto Parnaíba, Itamar Nunes Vieira acha que tudo pode fazer com os bens públicos. Contratos irregulares, licitações suspeitas, marcação de funcionários, obras inacabadas e para completar utiliza a caçamba do PAC 2 do Governo Federal para beneficio próprio.

A caçamba que deveria auxiliar na recuperação de estradas vicinais para garantir o desenvolvimento da zona rural, foi vista e fotografada na manhã de ontem (18), de forma irregular, transportando material para a grandiosa casa do chefe do executivo municipal.

Das duas uma! Ou o prefeito come manga com febre ou brinca com a justiça de Alto Parnaíba. Tendo em vista que até os mais leigos sabem que tal pratica configura crime de “Peculato” e poderá o agente público responder por improbidade administrativa.

É de conhecimento de todos que o uso de maquinas doadas aos municípios brasileiro por meio do programa PAC 2, é proibido para tais fins. No caso especifico a Promotoria de Justiça poderá fazer uma representação contra o gestor. Já a Controladoria-Geral da União (CGU) está empenhada na fiscalização e vem acompanhando de perto o uso das máquinas em todos os municípios brasileiros onde existirem denúncias. Tenha a Santa paciência Dioclécio!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Gerente anuncia posto de atendimento do Banco da Amazônia.



Gerente anuncia posto de atendimento do Banco da Amazônia.


Gerente Lidiane Pádua.
Na tarde de hoje (15) após 25 dias do incêndio na agência do Banco da Amazônia, a Gerente Lidiane Pádua dos Santos, concedeu entrevista e afirmou que agência não ausentará da cidade. Segundo a gerente Alto Parnaíba é uma praça de grande potencial e o Banco da Amazônia tem total reconhecimento de sua potencialidade e pretende continuar investindo no desenvolvimento  do município.

Lidiane falou que devido todo esse problema ocasionado por este incidente no último dia 21, a gerencia só tem a lamentar a situação complicada de clientes e Banco e reconhece o prejuízo que uma instituição federal como a do “Basa” ocasiona para o município.

A gerente disse que diante de toda essa problemática o Banco da Amazônia já está providenciando um posto de atendimento para Alto Parnaíba. “De inicio o Banco irá fazer seu atendimento em um posto improvisado que muito em breve estará funcionando e minimizando as demandas existentes no município, entretanto o atendimento ficará limitado a questões mais aberta dos clientes” proferiu Lidiane.

Ainda segundo a gerente o atendimento aos clientes até a instalação deste posto, ficará sendo feito em Balsas onde foi disponibilizado funcionários de Alto Parnaíba para um atendimento diferenciado, assim agilizando em seus atendimentos.

Indagada quando o posto de atendimento estará em funcionamento a gerente disse: “Não posso aqui afirmar uma data exata, pois dependemos de avaliações e projetos para a realização de uma adaptação como essa, mas acredito que dentro de 50 a 60 dias estaremos prontos para atender nossos clientes”.

No decorre da entrevista ainda foi perguntado as reais causas do incêndio e valores em prejuízos. Com referência as causas que levaram à destruição da agência, Lidiane disse que até o momento não tem um laudo técnico conclusivo, já sobre os valores Lidiane disse que não tem poderes para falar sobre esta questão.

Obs: Ouça a entrevista completa pela radio Rio Taquara que irá ao ar na manhã deste sábado (16) no programa Carlos Biah

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

MORTE DO COMERCIANTE NO DISTRITO CURUPÁ ESTA SENDO APURADA.



MORTE DO COMERCIANTE NO DISTRITO CURUPÁ ESTA SENDO APURADA.

Após o blog Smith Rosa noticiar a morte de uma forma obscura do comerciante Girlenio, no Distrito Curupá, o titular deste buscou informações na Delegacia de Polícia, assim como na promotoria de justiça sobre as causas daquele homicídio.

De início, o blog foi informado pelo investigador Aécio que até aquela data nada tinha de concreto sobre o ocorrido, mas que já trabalha na busca de elucidar a ocorrência.  Aécio ainda disse: Até o momento nenhuma pessoa veio nesta delegacia relatar sobre esta morte.

De posse dessas informações, o blog procurou informações junto a promotoria de justiça que de pronto solicitou detalhes do ocorrido junto àquela delegacia e ficou de informar ao blog tão logo voltasse da capital São Luis, onde iria participar de um curso de capacitação.

O Dr. Tiago Quintanilha Nogueira que vem prestando relevantes serviços nesta promotoria de justiça, acaba de nos informar que o caso já houve a instauração de inquérito policial para averiguar os fatos, encontrando-se em fase de conclusão.

Em decorrência da Delegacia de Polícia de nossa cidade está sofrendo por falta de um Delegado, talvez o inquérito ainda não esteja concluso. Sendo assim, mais uma vez o blog chama atenção da Secretaria de  Segurança Pública do Maranhão, para nomeação de um novo delegado que irá desenvolver suas funções nesta cidade fronteira.




    

Galeria estoura e moradores lamentam os prejuízos.



Galeria estoura e moradores lamentam os prejuízos.



Os moradores da Rua  Intendente Odonel Brito, localizada na parte alta da cidade, em Alto Parnaíba-MA, estão enfrentando uma situação vexatória causada por arrombamento em galeria de águas pluviais que sofreram alterações inadequadas nesta gestão.

Os residentes que dependem de uma ação rápida e eficaz por parte da Prefeitura Municipal, só lamentam o descaso e tentam a todo custo se prevenir de alguma forma para as próximas chuvas.

Os cidadãos dizem que o transtorno se deu com a chuva dessa última noite (12) e por volta das 00:40h, foram surpreendidos com bastante lama em suas casas, o que lhes causaram desconforto e prejuízos.

O senhor Josadaks Ramos, nos conta que foi pego de surpresa, pois era tanta água e sujeira que só na manhã de hoje conseguiu terminar a limpeza de sua casa. O mais doído de tudo isso é saber que uma vez os móveis molhados, estes já estão danificados. Relatou Josadaks.

Outro problema na mesma galeria aconteceu na Rua Gonçalves Dias, quando nesta mesma noite e por alteração recente na galeria, terminou arrebentando o muro da residência do senhor Kleber, lhe causando grandes prejuízos.

Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura do Município esteve no local e tentou aplicar aquele velho migué com uma carrada de piçarra molhada, o que poderá com a continuação das chuvas trazer ainda mais problemas para aqueles moradores que estão assombrados com o volume d’água que ali descia. É chegado o momento de uma ação séria e eficiente por parte da prefeitura municipal que é a principal responsável pelos problemas ali existentes. É uma lastima Dioclécio.