quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

PREFEITO, VICE-PREFEITO E VEREADORES DE ALTO PARNAÍBA E TASSO FRAGOSO SERÃO DIPLOMADOS DIA 15 DE DEZEMBRO.




PREFEITO, VICE-PREFEITO E VEREADORES DE ALTO PARNAÍBA E TASSO FRAGOSO SERÃO DIPLOMADOS DIA 15 DE DEZEMBRO.


A juíza eleitoral da 11ª Zona, Dra.  Nuza Maria Oliveira Lima, definiu a data da diplomação dos candidatos eleitos para quadriênio (2017-2020), nos municípios de Alto Parnaíba e Tasso Fragoso. 

A solenidade acontecerá no dia 15 de dezembro, às 15h, no plenário da Câmara Municipal de Alto Parnaíba, cidade sede da Zona. Na oportunidade terão assentos, autoridades convidadas e familiares dos eleitos.

A diplomação é um ato formal e solene, previsto no art. 215 do Código Eleitoral, o qual marca o encerramento das atividades da Justiça Eleitoral em relação ao processo administrativo das eleições, e atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo, e por isso está apto a tomar posse nos respectivos cargos no dia 1º de janeiro de 2017.

Na oportunidade, serão diplomados os prefeitos, vice-prefeitos e os vereadores eleitos, bem como os primeiros  suplentes de vereadores de cada partido ou coligação das duas cidades. Durante a cerimônia, os mesmos receberão da Justiça Eleitoral o diploma contendo seu nome completo, número de votos recebidos, cargo para o qual foi eleito, entre outros dados.

Em Alto Parnaíba são eles: 

Prefeito - Rubens Japonês - PSDB, Vice-prefeito - Conrado Junior - PCdoB, Vereador Humberto de Cula - SD, Pedro de Ranieri - PV, Gilmar da Padaria – PSDB, Horleide Lacerda – PV, De Assis – PSDC, Guigo  - PSB, Felipe Amorim – PSDC, Maria dos Anjos – PSB e Wladimir Rocha – PDT.

Em Tasso Fragoso são eles: 

Prefeito - Dr. Roberth - PRB, Vice-prefeito - Vinícius Frota - PV, Vereador - Bruno Vida Loka - PRB, Gabriel - PT do B, Naldin - PV, Netinho - PRTB, João Victor – PRB, Chico do Paraiso - PSDB, Quixabeira - PRP, Marcos Lopes – PSDB, Zeca do Lino - PSB.

Vale ressaltar que existe uma grande diferença entre diplomação e posse. A diplomação, como o próprio nome diz, é um diploma que os políticos recebem para exercer aquele cargo e que atesta que o candidato eleito está apto a tomar posse no cargo ao qual foi eleito nas urnas. Já a posse, é a investidura no cargo político.

Por fim, a posse é um ato formal, através do qual os candidatos eleitos assumem efetivamente os mandatos que lhe foram conferidos pelas urnas. A posse é um ato de competência do Poder Legislativo, tão logo os vereadores eleitos tomam posse de seus respectivos mandatos e consequentemente darão posse ao prefeito e vice-prefeito em 1º de janeiro, em horário ainda a ser definido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário




Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.Caso contrario seu comentário será excluído sem a sua publicação.
Grato pela participação.