terça-feira, 29 de setembro de 2015

Seminário de Rádios Comunitárias promovido pelo Governo do Estado se encerra com avaliação positiva de radialistas

Seminário de Rádios Comunitárias promovido pelo Governo do Estado se encerra com avaliação positiva de radialistas

A participação efetiva de radialistas de vários municípios maranhenses marcou o 'Seminário de Rádios Comunitárias’, realizado pelo Governo do Estado, na sexta-feira (25) e no sábado (26). Avaliado como um momento de avanço para a consolidação de uma comunicação mais democrática, o Seminário garantiu, aos participantes, orientações e informações para subsidiar a disputa dos editais de concessão no novo Plano Nacional de Outorgas (PNO). 

Durante dois dias, o Seminário contou com mesas de debates e palestras ministradas por técnicos do Ministério das Comunicações e profissionais maranhenses da área, além do painel de abertura ‘Caminhos para uma Comunicação Democrática no Maranhão’, ministrado pelo governador Flávio Dino e o secretário Nacional de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Emiliano José. 

O governador explicou que a realização do evento foi importante para fortalecer a radiodifusão comunitária no Maranhão, dando possibilidade de que rádios que já atuam, quebrando o monopólio midiático, possam adquirir as concessões e serem reconhecidas legalmente. "A democratização dos meios de comunicação é necessária, e o evento ajuda para que os profissionais tenham acesso à informação, meios e caminhos para essa democratização", destacou o governador. 

O Seminário foi realizado pelas Secretarias de Assuntos Políticos e Federativos (Seap) e de Comunicação Social (Secom), em parceria com o Ministério das Comunicações e a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço). No centro do debate, o tema ‘Orientações para Novas Outorgas’ envolveu comunicadores populares de 29 municípios maranhenses contemplados no PNO e de mais 11 municípios de integram o Plano de Ação Mais IDH.

O professor de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, Ed Wilson Araujo, que é coordenador de formação da Abraço, avalia que o cenário das rádios comunitárias, que durante anos sofreram perseguições, começa a avançar, tendo o diálogo direto - e inédito - com o Governo do Estado e Ministério das Comunicações.

"O cenário das rádios comunitárias no Maranhão, de 1998 para cá, desde a fundação da Abraço, já passou por uma série de momentos. Momento de muita repressão, quando muitas rádios comunitárias eram fechadas pela Polícia Federal e eram objeto de fiscalização da Anatel. Este momento da repressão abrandou um pouco. Estamos vivendo um novo momento de reconstrução, de abertura de parcerias com o Governo do Estado. Pela primeira vez temos aqui executivos do Ministério das Comunicações dialogando com o movimento de rádios comunitárias, para explicar esse momento novo, da redução da burocracia. Todo esse processo é fruto de muita luta", explicou o militante e estudioso do tema. 

Atuando em rádios comunitárias há 15 anos, o radialista Neuton César, coordenador de relações institucionais da Abraço, defende que a principal marca deixada pelo Seminário é a possibilidade de diálogo. "O momento é importante porque, primeiro, a gente sai do anonimato e passa a entrar na mesa de diálogo. E, segundo, porque a gente consegue fazer isso sem intermediário e agora dialogamos diretamente com o Governo do Estado e Ministério das Comunicações. Assim, há a quebra das amarras com o coronelismo midiático, e isso é democratização", defendeu o radialista. 

Vindo de Maracaçumé, cidade que disputa concessão no PNO, o radialista José de Ribamar Sampaio, o Zequinha Sampaio, relatou que levará todo o conhecimento apreendido e a esperança de dias melhores para as rádios comunitárias locais. "É um momento muito importante, porque aqueles que já não acreditam mais passam a acreditar, ficamos mais otimistas de que esse diálogo vai se concretizar. É uma oportunidade de trabalhar na legalidade", apontou Zequinha. 

Representando os profissionais de uma das 11 cidades do Plano de Ações Mais IDH a participar do evento, o radialista Plácido Nascimento, de Pedro do Rosário, relata que é muito frágil a situação da comunicação no município, que enfrenta uma dura realidade. "O nosso objetivo ao participar desse momento é para que as rádios da cidade cumpram seu papel de rádio comunitária, nós queremos fazer a diferença para a população da nossa cidade", destacou Plácido.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Rubens Japonês anuncia pré-candidatura à Prefeitura de Alto Parnaíba - MA



Rubens Japonês anuncia pré-candidatura à Prefeitura de Alto Parnaíba

O agricultor Rubens Sussumu Ogasawara (Rubens Japonês) que disputou a prefeitura municipal de Alto Parnaíba nas ultimas eleições, ficando em segundo lugar com diferença de 151 votos para atual prefeito, já se manifestou, anunciando sua pré-candidatura para as eleições de 2016.

O anuncio ocorreu na noite deste sábado (26), em uma reunião nas dependências do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, onde ali se fazia presentes lideranças que já vem da campanha passada, membros do PC do B e novos apoiadores.

Naquele momento Rubens confirmou que realmente pretende disputar a prefeitura de Alto Parnaíba em 2016. Agora com a sigla PSDB (45) e com o desejo de um novo candidato a vice-prefeito, sendo que ali também manifestou interesse pelo nome do Jovem advogado Conrado Junior que pertence à agremiação do PC do B. 

Desta forma fica confirmado que o atual prefeito terá de enfrentar nas urnas quem realmente lhe faz sentir ameaçado.  O Japonês sempre lhe deixou perplexo. Não é por acaso que Itamar vem buscando a todo custo uma união com o grupo Soares, o que até o momento não conseguiu selar tal união.  

Fontes nos informam que o grupo Soares que já tinha se reunido anteriormente com o objetivo de encabeçar uma disputa para esta eleição, não chegaram a um consenso. Pois ali foram divididos em partes: Uns se posicionaram pela candidatura de um Soares como cabeça de chapa, outros defendia a união Vieira e Soares, já outros defenderam uma união com o Japonês.  

Este é a real situação da política em nossa cidade! E para variar um pouco o Ex-Prefeito Adalto Gomes já está fazendo suas visitas e anunciando que também disputará a prefeitura. Será se vai aparece mais???

sábado, 19 de setembro de 2015

Loja de celular é arrombada no centro de Alto Parnaíba.

Loja de celular é arrombada no centro de Alto Parnaíba.

Por volta das 03 h desta manhã de sexta-feira (18), a guarnição da Policia Militar foi acionada para atender um chamado de arrombamento de uma loja de variedades, onde ali comercializa celulares.

 A Francielli Variedades esta localizada na Av. Rio Parnaíba, no centro da cidade, ou seja, a menos de 150 metros da loja Fernando Celulares que também foi alvo de invasão meses atrás, sendo que os invasores empregaram as mesmas modalidades de arrombamento.

Ao chegar ao local foi constatado que um vidro da loja havia sido quebrado na base da pedrada. Com auxílio de alarme que disparou no momento da invasão, os invasores saíram em disparada, o que impossibilitou que os mesmos levassem as mercadorias, ”Celulares”.

A polícia que não vem brincando em serviço saiu em perseguição e minutos depois já estava em poder de um dos invasores que terminou entregando seus compassas. Ao total eram 05 elementos, sendo que dois deles eram menores de idade. Todos foram capturados e entregues a delegada de polícia Dra. Thainara que lavrou o flagrante e enquadrou no crime de furto qualificado (art. 155, caput, CP), onde estão à disposição da justiça.

Com base neste artigo, se os acusados forem condenados poderão pegar de 2 a 8 anos de prisão, e multa.

O blog em postagem desta natureza que retratava a invasão de uma loja de roupa e calcado, época que não tínhamos delegado de policia, já afirmava que crimes desta modalidade com a chegada de um delegado (a) na cidade, os acusados iriam terminar respondendo por seus atos, o que já vem acontecendo.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Jovem de 21 anos é preso por estupro de vulnerável.



Jovem de 21 anos é preso por estupro de vulnerável.

 Foi preso na manhã desta quinta-feira, 17, Rogério Aquino Rego, 21 anos natural de Mirador MA. Rogério foi acusado de estupro de vulnerável com uma menor de 13 anos de idade.

O abuso foi denunciado pela a mãe da criança que procurou a Delegacia de policia e narrou o caso a Dra. Thainara, que de imediato solicitou da Polícia Militar que fizesse a localização e apreensão do mesmo. As informações dão conta que Rogério teria convidado a menor para dormir com ele na noite desta quarta-feira (16) onde os mesmo mantiveram relações sexuais. A menor confirma a acusação e diz que esta foi a sua primeira experiência sexual.

Uma guarnição saiu em diligencia e logrando êxito capturaram o denunciado, que de imediato foi conduzido ao complexo penitenciário de Balsas para as devidas providencias, assim também, para evitar um possível confronto entre o acusado e o pai da adolescente que se encontra preso na cadeia publica de Alto Parnaíba.

Segundo informações da Polícia Militar, Rogério confirma que manteve relações sexuais com a menor, apenas alega que ele não teria sido o primeiro, o que em nada muda ou contribui a sua alegação. A vitima foi submetida a exame de conjunção carnal e tem com resultado” positivo”.

Delito previsto no artigo 217-A do Código Penal. São elementos objetivos do tipo: “ter” (conseguir, alcançar) conjunção carnal (cópula entre pênis e vagina) ou “praticar” (realizar, executar) outro ato libidinoso (qualquer ação que objetive prazer sexual) com menor de 14 anos, com alguém enfermo (doente) ou deficiente (portador de retardo ou insuficiência) mental, que não tenha o necessário (indispensável) discernimento (capacidade de distinção e conhecimento do que se passa, critério ou juízo) para a prática do ato sexual, assim como alguém que, por qualquer outra causa, não possa oferecer resistência (força de oposição contra algo). O vulnerável é a pessoa incapaz de consentir validamente o ato sexual, ou seja, é o passível de lesão, despido de proteção.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Missa de corpo presente de Salém Barbosa reúne multidão.



Missa de corpo presente de Salém Barbosa reúne multidão.


 Foi sepultado, nesta manhã de terça-feira (15), no Cemitério Publico Municipal de Alto Parnaíba, o corpo de um dos maiores camponês de nossa cidade o Senhor Salém Barbosa Borges.
 
 Centenas de pessoas, entre parentes e amigos, acompanharam o sepultamento de Salém Barbosa, que partiu desta vida na manhã de domingo (13) na cidade de Palmas TO. 

Salém deixa o legado de um homem simples, trabalhador, honesto e amoroso com a sua família. A vida publica só lhe agregou méritos, mas em momento algum modificou seu modo de ser, pois suas origens sempre foram sua marca. Autodidata, com seu jeitão de sertanejo orgulhava em descrever como tinha sido sua labuta em tempos passados, para chegar aonde chegou. Ele era, antes de tudo, um grande cidadão e amigo, sua trajetória de vida com certeza servirá de exemplo para sua família e gerações futuras, assim sua neta Dayelle, na missa de corpo presente e com muita sabedoria expressou o respeitado e ensinamento que Salém deixa a toda a família. Dayelle ainda fez um bonito agradecimento a atual esposa do seu avô, a Senhora Rosa, que não media esforço para atender a tempo e a hora, demonstrando paciência e carinho para com ele. 


 A missa foi celebrada pelo padre Alex, que falou sobre a fé que nos traz o conforto em momentos de perda de um ente querido. Antes da celebração o corpo passou pala Câmara de Vereadores, onde recebeu homenagens de políticos e familiares, dentre eles o seu filho José Carlos (Cal) que atualmente exerce o cargo de vereador, a exemplo de seu pai que exerceu a legislatura no período de 1989 a 1992, sendo inclusive Vereador Constituinte na elaboração da Lei Orgânica do Município. Barbosão descanse em paz!!!