segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Cavalgada alto-parnaibana iniciou com bênção aos vaqueiros neste dia 06 de setembro.

Cavalgada alto-parnaibana iniciou com bênção aos vaqueiros neste dia 06 de setembro.

Foto: Lúbina Katrine
Na manhã deste domingo (06) centenas de vaqueiros percorreram as principais ruas da cidade de Alto Parnaíba na tradicional cavalgada que acontece anualmente dia 06 de setembro durante os festejo.   O padre Ugo Montagner e equipe da organização que em razão de “alguns” em anos anteriores não respeitaram a celebração da missa, com barulho e bebedeira durante a celebração, optaram por não celebrar a tradicional missa naquela manhã e sim na primeira noite do festejo, o que houve um grande mal entendido em redes sociais, embora não prejudicando a celebração do dia 30-08, que foi uma das mais bonitas celebrações deste festejo.

O padre Ugo, jamais negaria a bênção aos fieis, assim sendo, se dirigiu ao bairro Santo Antônio e posicionou em ponto estratégico e na medida em que a cavalgada passava, o vigário abençoava os cavaleiros e animais. Ao final da sua bênção o padre elogiou a organização e prometeu que caso em 2016 a organização assuma a responsabilidade de participar da missa com fé e respeito, ele juntamente com a equipe de organização poderão voltar atrás e celebrar a missa no dia e horário de costume.

Foto: Lúbina Katrine
Com a mudança sofrida na cavalgada deste ano, podemos dizer que esta deixou de crescer o número de participantes, no entanto não deixou a desejar. Pois mesmo sem missa para renovar a fé e unir os irmãos vaqueiros, a cavalgada contou com um grande número de vaqueiros e comitivas que de uma forma ou de outra embelezava a cavalgada nas ruas da cidade.

Eram sertanejos, comerciantes, agricultores, políticos e crianças que procuraram o lombo de um animal para participar da cavalgada durante os festejos de Nossa Senhora das Vitórias. Ao final boa parte se dirigiram para as barracas em frente à igreja e outros seguiram em direção ao parque de vaquejada Valentina Soares onde houve um “bolão de vaquejada” com a presença de alto-parnaibanos da cidade e do interior e de visitantes, entre eles filomenenses, a festa seguiu durante todo o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.Caso contrario seu comentário será excluído sem a sua publicação.
Grato pela participação.