domingo, 30 de agosto de 2015

Alvorada dos festejos de Nossa Senhora das Vitórias relembra origem de Alto Parnaíba.

Alvorada dos festejos de Nossa Senhora das Vitórias relembra origem de Alto Parnaíba.

Era exatamente 4h30 da manhã deste domingo (30), quando o serviço de som da Igreja de Nossa Senhora das Vitórias fazia o chamamento para a alvorada de abertura dos festejos em Honra a Padroeira da cidade.

Em seguida começaram a chegar os primeiros devotos, que dali se dirigia com destino às margens do Rio Parnaíba, local onde deu inicio a cidade de Alto Parnaíba em 19 de maio de 1866.



O padre Ugo Montagner e centenas de fiéis em clima de devoção receberam a imagem de nossa Senhora das Vitórias que acabava de chegar de canoa, trazida por um casal de crianças e um vaqueiro a caráter em trajes que lembrava os fundadores da cidade, o fazendeiro Francisco Luiz de Freitas e sua mulher Micaela de Abreu Freitas, donos da Fazenda Barcelona, que naquela época fizeram a doação de parte de suas terras à Igreja Católica para a instalação da Vila de Nossa Senhora das Victórias.

Foi um momento de louvor e adoração que ficará na história e marcado na mente de todos que ali estavam hora em que os primeiros raios solares já se despontavam no horizonte alto-parnaibano.



Em seguida a procissão com a imagem se dirigiu em direção à cadeia pública onde os encarcerados pela grade tocavam na imagem como quem buscava força ou mesmo arrependimento, momento em que o Padre os abençoava.


Ao sair daquele local, para a igreja Nossa Senhora de Guadalupe, sendo que esta foi a primeira igreja da cidade, construída por volta de 1871, foram feitas as primeiras leituras bíblicas e a procissão seguiu para o bairro São José, Santo Antônio, Santa Cruz, com destino ao Hospital Municipal. Mais uma vez com a imagem da padroeira em mãos, o padre adentrou nos leitos e deu bênçãos aos enfermos.

Depois de todos esses momentos de fé, acompanhados por pessoas a pés, de moto, de carro e dezenas de vaqueiros, a procissão seguiu para igreja Matriz onde encerava esse primeiro momento dos dez dias de devoção. Ali o padre agradeceu a cada irmão pelo empenho disponibilizado a nossa padroeira, entregou à imagem a líder comunitária Joana Araujo e convidou a todos para logo mais às 19:30 horas participarem da celebração da Santa  Missa que tem como animadores: Vaqueiros, Agricultores, Sertanejos e a Comunidade do bairro Santa Cruz. Ao final foi servido um farto e delicioso café comunitário.

Um comentário:

  1. Matéria excelente cidadão. Tá de parabéns. Ali pudemos notar a presença de pessoas de fé e respeito à nossa padroeira.

    Ass: André Luiz

    ResponderExcluir




Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.Caso contrario seu comentário será excluído sem a sua publicação.
Grato pela participação.