sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Governador eleito do Maranhão participa de encontro histórico com o TCE.



Governador eleito do Maranhão participa de encontro histórico com o TCE.

O Imparcial.
 
Foi a primeira vez na história republicana que um governador eleito procurou o órgão de controle externo de seu estado para debater temas importantes


O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) realizou, na tarde desta quarta-feira, 04/12, um evento inédito na história do controle externo brasileiro. Foi a primeira vez na história republicana que um governador eleito procurou o órgão de controle externo de seu estado para debater temas importantes para a gestão pública.

Com a presença do governador eleito, Flávio Dino, e a quase totalidade de seu secretariado, além de técnicos que a partir de primeiro de janeiro assumirão postos na administração pública estadual, foi realizada o evento “Oficina de Governo – A importância dos órgãos de controle para a boa governança”, destinado a debater temas ligados à governança e ao controle externo.

O presidente do TCE, conselheiro Edmar Serra Cutrim, em sua fala de abertura, destacou o caráter pioneiro da iniciativa, sua importância para o fortalecimento do controle externo e o fato de ela expressar, de maneira inequívoca, a função pedagógica que deve também ser exercida pelo Tribunal. “Uma das funções do controle externo é transmitir aos gestores as informações necessárias para que consigam administrar com probidade e eficiência. Nesse sentido, o evento que realizamos hoje é extremamente importante e tem o potencial de contribuir para que haja um salto de qualidade na atuação dos agentes públicos que dele participam”, destacou.

Em sua fala, o governador eleito, Flávio Dino, ressaltou a importância do papel exercido pelo Tribunal de Contas, afirmando que ele e sua equipe pretendem realizar uma gestão baseada na honestidade e na transparência no trato com a coisa pública, aproximando-se cada vez mais das instituições e da sociedade com forma de favorecer a transparência e controle social.

Palestras – A programação da “Oficina de Governo” foi composta por dois painéis, cada um com duas palestras. O primeiro painel, com o tema “Controle Externo na Administração Pública”, foi constituído pela palestra “Ética na Administração Pública”, proferida pelo procurador do Ministério Público de Contas (MPC) Jairo Cavalcanti Vieira e pela palestra “Contas Públicas”, sob a responsabilidade do conselheiro do TCE/MA, José de Ribamar Caldas Furtado.

O segundo painel, com o tema “Controle Interno na Administração Pública”, incluiu as palestras “Atribuições e competências no contexto do controle”, com o auditor da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Fernando José Ericeira e a palestra “Gestão de Recursos federais”, com a auditor da Controladoria-Geral da União(CGU), Leonardo Valles Bento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.Caso contrario seu comentário será excluído sem a sua publicação.
Grato pela participação.